A Classe do Marketing em Pernambuco

Novidades do Marketing

26/11/2009 03:29

 

Caçadores de novidades

O Instituto Inovação, de Belo Horizonte, está transformando pesquisas universitárias em produtos para o mercado

 
 

Nos Estados Unidos, quando um grupo de alunos tem uma idéia inovadora com alguma chance de dar dinheiro, logo surgem investidores interessados em transformar o projeto em empresa. Foi assim que da Universidade de Stanford saíram fundadores de empresas como Google e Sun. No Brasil, as boas idéias geradas nas universidades têm mais probabilidade de ficar no fundo de uma gaveta do que ir para o mercado. Desde 2002, um grupo de sete empresários mineiros vem erguendo uma empresa que tem como meta ganhar dinheiro com a redução da distância entre as pranchetas de professores e alunos e o mercado. Com formação nas áreas de engenharia, economia e administração, além de experiência em projetos de incubadoras de empresas, eles investiram 70 000 reais para criar o Instituto Inovação -- uma empresa que caça nas universidades brasileiras tecnologias e produtos que possam se transformar em negócios. Neste ano, a empresa deve faturar 2 milhões de reais -- 66% mais que no ano passado.

Pode-se dizer que o modelo de negócios do Instituto Inovação junta duas atividades de outros dois tipos de caçadores de inovações -- os fundos de venture capital, que investem capital de risco em projetos que prometem altas taxas de retorno, e as incubadoras de tecnologia mantidas em diversas universidades brasileiras, que abrigam pequenas empresas em desenvolvimento. "Não queremos converter pesquisadores em empresários nem virar pesquisadores", diz o engenheiro Paulo Renato Cabral, de 35 anos, um dos criadores do Instituto Inovação. "Queremos fazer com que as oportunidades aconteçam."

Pesquisar no site

         

                Agradecimentos

      

            Patrocinador Oficial

Enquete

Voce gostou do nosso site ?

Turma A de Marketing Uva © 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode